EducacaoFiscal 2017Na próxima segunda-feira (18), inicia-se o curso de Disseminadores de Educação Fiscal, capacitação que faz parte do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). No final do curso, os inscritos estarão capacitados para abordar o tema em escolas e outras entidades. A formação, na modalidade à distância, é organizada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e da Fazenda (SMF) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Ao todo, 120 vagas foram disponibilizadas, sendo 15 para Esteio. Escolas da rede de Ensino Municipal e Estadual estão entre as instituições que terão representantes, além de moradores da cidade e servidores da SMF. As escolas participantes são os centros municipais de Educação Básica Érico Veríssimo e Paulo Freire, as escolas municipais de Educação Infantil Pedacinho do Céu, Colorindo o Aprender, Vivendo a Infância, Raio de Sol e a Escola Estadual José Loureiro de Mello.

No total, serão 120 horas de curso, com um encontro presencial. As aulas serão divididas por módulos. Em cada um deles, será dada uma atividade que será enviada para os participantes realizarem.

A última formação capacitou 53 professores para trabalharem com os alunos, nas escolas do Município, a questão da arrecadação e destinação dos tributos.

O PMEF tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos ; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos. O programa é realizado, sobretudo, nas escolas, com diferentes atividades que têm como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados.


Curso EAD de Disseminadores de Educação Fiscal
Início: Segunda-feira (18), na modalidade a distância

 

Texto: Jean Monteiro