Desfile Cvico 2017.2-ArtigosEsteio voltará a realizar um evento símbolo de civismo e voltado, principalmente, às famílias. Nesta quinta-feira, dia 7 de setembro, a Prefeitura promove o Desfile Cívico, em comemoração à Independência do Brasil. A partir das 9h, alunos das escolas da rede municipal pública e particulares, servidores da Administração Municipal, cavalarianos e tradicionalistas, entre outros grupos, vão percorrer a Avenida Presidente Vargas, entre a Rua dos Ferroviários e a Rua Padre Felipe.

 

O desfile começará com integrantes da Associação dos Corredores de Rua de Esteio (Acores), que levarão a Chama Cívica, retirada da pira que fica em frente à Prefeitura, até o palaque oficial, montado na Rua Garibaldi. O fogo que representa a Independência do Brasil será extinto pelo prefeito Leonardo Pascoal após a passagem dos cavalarianos, que encerrarão o desfile.

 

O evento contará também com a Polícia Civil e Brigada Militar, que realizarão desfile motorizados junto com a Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito, apresentação da banda da Brigada Militar, desfile motorizado e a pé do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz) e desfile de carros antigos, entre outras atrações que estão sendo definidas.

 

A concentração dos participantes do desfile acontecerá na Av. Presidente Vargas (entre a Rua Gen. José Machado e a Rua dos Ferroviários), na Av. Padre Claret (nos dois sentidos, entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari) e na Rua dos Ferroviários (entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari). Já a dispersão ocorrerá na Rua Padre Felipe (entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari).

 

Desfile causará alterações no trânsito

Para a realização do Desfile Cívico, algumas mudanças no trânsito precisarão ser feitas. A pista da Av. Presidente Vargas, no sentido Esteio – Sapucaia do Sul, será bloqueada no trecho entre a Rua Santo Amaro e a Rua Gen. José Machado. Na pista do sentido inverso, em direção a Canoas, a Av. Presidente Vargas ficará bloqueada entre a Rua Maurício Cardoso e a Rua Padre Felipe.

 

Demais vias com bloqueio: Rua Padre Felipe (entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari); Rua Garibaldi (entre a Rua Maurício Cardoso e a Rua Fernando Ferrari); Rua dos Ferroviários (entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari); e a Av. Padre Claret (nos dois sentidos, entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Fernando Ferrari).

 

Ambulantes devem fazer cadastro para vender no Desfile Cívico

Estão abertas as inscrições de vendedores ambulantes de Esteio para comercialização de bebidas e produtos alimentícios durante o Desfile Cívico. O cadastro deve ser feito até a próxima terça-feira (5), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI – Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), em dias úteis, das 12h30min às 18h. É necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência em Esteio e fazer o pagamento de uma taxa de R$ 17,85 para obter a autorização de venda no evento. Por ser um desfile, não será permitida a montagem de estruturas fixas para a comercialização dos produtos.

 

Desfile Cívico de Esteio
Quando:Quinta feira, 7 de setembro
Horário: a partir das 9h
Trajeto: Av. Presidente Vargas, entre a Rua dos Ferroviários e a Rua Padre Felipe

 

Cadastro de vendedores ambulantes – Desfile Cívico de Esteio
Prazo: até terça-feira (5)
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Horário: dias úteis, das 12h30min às 18h
Taxa: R$ 17,85 (o interessado deve retirar a guia na SMDEI e faz o pagamento na Tesouraria da Prefeitura)
Documentos necessários: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência em Esteio

 

Texto: Jean Monteiro e Eduardo Baratto Leonardi