20170905 AdrianoRosadaRocha CapacitacaoHIVAids abre
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Na tarde desta terça-feira (5), o Salão Nobre da Prefeitura de Esteio sediou a segunda parte da formação para profissionais da saúde. O encontro teve como tema formas para os profissionais realizarem o diagnóstico precoce e fortalecerem o cuidado com os pacientes da Atenção Básica de saúde. O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Atenção Básica e Vigilância em Saúde e a Cooperação Interfederativa do Rio Grande do Sul no combate a HIV/AIDS.

As mudanças na abordagem servem aos pacientes que compõem o quadro de matriz de risco e pessoas já diagnosticadas com o vírus HIV. Uma das propostas é a troca de informações entre os serviços da rede, como as unidades básicas de saúde e o Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS (SAE), criando uma articulação nas práticas do auxílio.

Um dos convidados para a formação foi Vicente Sperb Antonello, médico infectologista do Serviço de Atendimento Especializado em AIDS e DSTs da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Antonello comentou sobre a importância das mudanças.“É muito importante a detecção com os testes rápidos, pois quanto antes o sistema de saúde receber o diagnóstico, maiores são as chances de quebrar a cadeia e diminuir a transmissão” finalizou Vicente.

 

Texto: Jean Monteiro