20170831 EduardoBarattoLeonardieDjalmaCorreaPacheco AgendasPrefeitoExpointer abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi e Djalma Corrêa Pacheco
Na manhã desta quinta-feira (31), o prefeito da urbana Esteio, Leonardo Pascoal, acompanhou duas agendas voltadas ao universo rural, mas que tem relação direta com a cidade: a agricultura, sobretudo aquela que tem como principal ator o pequeno proprietário. Pela manhã, Pascoal participou da reunião da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado na sede da Alergs, no Parque de Exposições Assis Brasil, onde até o próximo domingo (3) ocorre a 40ª Expointer. Entre os assuntos, os deputados trataram da importância de se melhorar a eletrificação rural, para atender pequenos produtores rurais, que fornecem mais de 70% dos alimentos comercializados no Brasil.

 

Ao meio dia, ao lado do governador José Ivo Sartori, o prefeito participou do Lançamento do Plano Safra do Programa da Agricultura Familiar (Pronaf), na sede do Banco do Brasil no Parque. Funcionário licenciado da instituição, Pascoal foi convidado a fazer um pronunciamento na solenidade. “Se tem algo que eu aprendi bem no Banco do Brasil foi sobre o Pronaf. Em todo período que fiquei na agência de Viamão e, depois, na de Rio Grande, sempre tive contato direto com o programa. Talvez seja a melhor representação do que é o papel dessa instituição, que não é caridade que se faz para produtores, mas sim um incentivo para que as pessoas continuem a produzir, aumentem a produtividade e permaneçam no campo. No Pronaf, ganha o Banco do Brasil, ganha o produtor e a sociedade em geral, que tem em sua mesa grande parte dos produtos advindos da agricultura familiar”, explicou.

 

O prefeito aproveitou para informar que a Administração de Esteio está trabalhando para ampliar a participação de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar. “Por fim, quero parabenizar todos os funcionários do Banco que, de uma forma muito especial, dia a dia viabilizam as operações para os agricultores e, com isso, conseguem dar uma grande contribuição para toda a sociedade”, finalizou.

 

À tarde, a agenda do prefeito na Expointer foi voltada para entrevistas às rádio ABC (Novo Hamburgo), Cruzeiro do Sul (Itaqui), Rádio Expointer e para a TVE-RS. No fim da tarde, Pascoal visitou os artesãos esteienses que estão expondo seus produtos na esfera vermelha do parque. Ele ainda foi até o estande da Apae, passou pela unidade móvel do Procon e pela casa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na feira.

 

O prefeito também recebeu, na Casa de Esteio, um grupo de idosos que utilizam serviços dos Cras Território de Paz e Conviver e Uras Pedreira e CEU. Pascoal acompanhou os idosos em uma visita à Casa do Governador. Outra visita à casa da Administração Municipal na Expointer para um rápido bate-papo com o prefeito foi a do humorista Jair Kobe, famoso por interpretar o personagem Guri de Uruguaiana.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1