Fotos: Camila Moraes
Fotos: Camila Moraes
Profissionais da saúde de Esteio participaram, na manhã desta quinta-feira (31), do seminário de implantação da linha de cuidado para pessoas vivendo com tuberculose. O evento, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, com a Coordenação do Programa Estadual de Tuberculose.

A ação reuniu médicos e enfermeiros das 11 unidades básicas de saúde (UBSs) e do Hospital São Camilo e contou com a participação do prefeito Leonardo Pascoal. “Agradeço o empenho de todos os envolvidos para realizar esta capacitação. Nós, como Administração Municipal, precisamos trabalhar muito para concluir todas as demandas na área da saúde, e desta forma, atender a população de maneira ideal e eficiente. Tenho certeza que facilitando o acesso do cidadão aos serviços de saúde, vamos conseguir diagnosticar os problemas e iniciar os tratamentos rapidamente”, afirmou.


O titular da SMS, Gerson Cutruneo, cumprimentou a todos e destacou que o serviço de saúde do Município vai aumentar os atendimentos na Atenção Básica.“Esta formação é de suma importância para reforçar o nosso trabalho e qualificar a rede. A partir das informações e conhecimentos que serão reforçados aqui, os nossos profissionais poderão diagnosticar e tratar a população de forma ágil e eficiente”, afirmou.


O seminário, conduzido pela coordenadora do Programa Municipal de IST HIV Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Ana Lúcia Massulo, visa implantar a linha de cuidado como uma ferramenta que ajuda a potencializar o trabalho em rede. O objetivo é estabelecer uma condução adequada das diversas possibilidades de diagnóstico e terapia, frente aos usuários, como respostas às necessidades epidemiológicas.


O próximo encontro, na terça-feira (5), abordará as questões sobre HIV/AIDS e o atendimento de pessoas que vivem com a doença. A capacitação, que também ocorrerá no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), vai preparar os profissionais para o diagnóstico precoce e fortalecer o cuidado com os pacientes da atenção básica de saúde.


Recentemente, dois projetos realizados em Esteio com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento contra o HIV foram aprovados para apresentação no 11º Congresso HIV/Aids e 4º Congresso de Hepatites Virais, que será realizado em Curitiba (PR) entre 26 e 29 de setembro. São as iniciativas “O tratamento antirretroviral compartilhado - Estratégia de Vigilância e Resgate de Pessoas Vivendo com HIV Aids em Esteio” e “O compartilhamento do cuidado de pacientes com tuberculose em coinfectados HIV/TB em Esteio”.


Seminário para implantação da linha de cuidado para pessoas que vivem com HIV/AIDS

Quando: Terça-feira (5), às 13h
Onde: Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)


O SAE

O Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS (SAE) e Tisiologia é um serviço responsável pela assistência ambulatorial às pessoas com HIV/Aids e hepatites virais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), por meio de uma equipe multidisciplinar. O local faz o acompanhamento, também, de pacientes com tuberculose.


Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS (SAE) e Tisiologia

Endereço: Rua Garibaldi, 173 - Centro (esquina com Rua Maurício Cardoso)
Telefone: (51) 3110-0068
E-mail: sae.dst@esteio.rs.gov.br e tuberculose@esteio.rs.gov.br (Tisiologia)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1