20170830 AdrianoRosadaRocha AssinaturaContratoServicosMedicos abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Em breve, os moradores de Esteio passarão a contar com mais atendimentos de médicos pediatra, ginecologista/obstetra, clínico/de família, psiquiatra e cardiologista na rede municipal pública de saúde. A Prefeitura Municipal realizou um processo licitatório para contratação de uma empresa para prestar serviços médicos de forma a ampliar o número de consultas nessas especialidades. Nesta quarta-feira (30), o prefeito Leonardo Pascoal assinou o contrato com Eduardo Emerim, diretor técnico da Emmed Serviços de Saúde, vencedora da licitação.

 

“Esta ação tem um significado muito importante em nossos esforços para qualificar os serviços de saúde da rede municipal. É consequência de uma discussão que estamos fazendo desde o início do mandato sobre como ampliar o quantitativo de consultas. O resultado mais importante que desejamos é garantir o atendimento para a população de Esteio”, enfatizou Pascoal.

 

O secretário Municipal de Saúde (SMS), Gerson Cutruneo, destacou que um maior número de consultas nas unidades básicas de saúde (UBS) pode contribuir para desafogar o Hospital São Camilo. “As pessoas acabam procurando o hospital quando não conseguem atendimento na UBS. Com esta medida, vamos conseguir ampliar a resolubilidade tanto na atenção básica quanto no São Camilo”, comentou.

 

Os profissionais da empresa vão atuar nos postos de saúde e também nos centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município, junto aos atuais servidores de carreira. Conforme os documentos da licitação, estão previstas uma média mensal de 580 horas de pediatra, 500 horas de ginecologista/obstetra, 1.280 horas de médico clínico/médico de família, 100 horas de psiquiatra e 500 horas de cardiologista. Estes quantitativos foram definidos após um estudo técnico feito pela SMS.

 

Passada a assinatura do contrato, agora começa um prazo de até dez dias para a emissão da ordem de início dos serviços. A SMS fará reuniões com os representantes da empresa para apresentar as grades de horários e definir as escalas dos médicos.

 

A iniciativa faz parte do programa Esteio por Mais Saúde, que tem por objetivo qualificar a rede básica de saúde no município e, com isso, prestar melhores serviços à população. Além da contratação de consultas e exames, também estão previstas a ampliação do número de profissionais no setor, compra de equipamentos, melhorias na Farmácia Básica e na Fundação de Saúde Pública São Camilo e modernização nas unidades básicas de saúde (UBSs). A assinatura do contrato teve a participação, ainda, do vice-prefeito municipal, Jaime da Rosa, e da procuradora Geral do Município, Carolina Weber.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1