20170814 CamilaMoraes BemEstarAnimalSapucaia abre
Fotos: Camila Moraes
O Catioro Go, projeto de incentivo a adoção de cachorros da Prefeitura de Esteio, foi destaque durante a Conferência de Proteção aos Animais que ocorreu na tarde de segunda-feira (14) na Associação Comercial Industrial de Sapucaia do Sul (Acis). Integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Esteio, que desenvolve o projeto junto com a Diretoria de Comunicação Social, falaram sobre a iniciativa

A veterinária Júlia Heinen e a diretora de Políticas Ambientais de Esteio, Tiliane Silva, explicaram para os protetores de animais, líderes comunitários e representantes de outros municípios como funciona o Catioro Go. Além de falar sobre o projeto de adoção de cães, as servidoras frisaram a importância de conscientizar a população sobre os cuidados com os animais.

Após a explicação das servidoras da SMMA, a titular da pasta, Sabrina Reis, pontuou as questões que a pasta enfrenta em relação aos cuidados com os animais. “O Canil Municipal não pode ser um local de despejo de animais. Precisamos fazer com que a população tenha consciência disso. Já temos muitos cães no canil, não podemos jogar um animal lá sem dar assistência. Então cada pessoa que adota tem que ter responsabilidade com o seu cão”, afirmou.

Durante a conferência, as representantes de Esteio, vereadores da causa animal de Sapucaia do Sul e de outros municípios explicaram para os demais participantes sobre as leis de proteção aos animais e discutiram soluções para melhorar o atendimento prestado aos cães de rua. Além de propor ações visando melhorias no que tange o bem-estar animal.


O Catioro Go

Catioro Go é um site responsivo que funciona como aplicativo para incentivar adoções de cachorros junto ao Canil Municipal. A ideia tomou forma após a grande repercussão de post no Facebook em julho, que fazia um paralelo com o Pokemon Go!, jogo que seria lançado e que estava gerando grande ansiedade. A mensagem era de "capturar catioríneos", dando um novo lar aos animais do Canil, em vez de sair pelas ruas capturando animais virtuais. A postagem teve 6,1 mil curtidas, mais de 4,8 mil compartilhamentos e alcançando mais de 600 mil pessoas, segundo o Facebook. O post ganhou repercussão na mídia, inclusive em sites fora do Brasil.

O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Modernização Administrativa da Prefeitura Municipal, tendo como base a ideia da Diretoria de Comunicação Social alcançou, conforme a estimativa do site, mais de 600 mil pessoas. A iniciativa, inspirada no aplicativo Pokémon Go!, ganhou destaque na imprensa estadual e nacional e procurou incentivar a adoção de forma responsável, lembrando que os “catioríneos” vão viver 10, 15 anos e precisam de alimentação, cuidados e espaço para brincar e se desenvolver.


Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1