20170419 AdrianoRosadaRocha RadiosViaturasSMSMU 02
Foto: Adriano Rosa da Rocha
No primeiro semestre deste ano, Esteio teve uma queda de 16,92% nos indicadores de violência na comparação com o mesmo período de 2016. Segundo o Serviço de Estatística da Polícia Civil gaúcha, de 1º de janeiro a 30 de junho de 2017, foram registradas 2.726 ocorrências. No primeiro semestre do ano passado, foram 3.281 ocorrências. Os números foram repassados à Prefeitura no último dia 10.

Para o prefeito Leonardo Pascoal, a redução do número de crimes se deve ao trabalho conjunto entre a Polícia Civil, Brigada Militar e à Guarda Municipal. Ações integradas, colocadas em prática pela Administração Municipal na área de Segurança Pública como o Guarda Mais Presente, programa que coloca os agentes da Guarda Municipal para atuarem em espaços públicos de Esteio também influenciaram no resultado. “A Segurança Pública é responsabilidade do Estado, mas que hoje depende de uma atenção dos governos municipais. Nós decidimos que não ficaríamos reclamando, mas que faríamos a nossa parte para oferecer uma maior segurança aos moradores de Esteio. Creio que os números do primeiro semestre mostram que, sim, ainda temos muito o que fazer, mas que estamos no caminho certo”, pontua Pascoal. 

Destaque também para a ampliação do repasse ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) em 16%, passando para R$ 210 mil o recurso investido na manutenção e melhorias da frota de viaturas, ferramentas tecnológicas e instalações físicas da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Entre os números detalhados pela Polícia Civil, alguns chamam ainda mais a atenção. Os furtos de veículo caíram de 116 no primeiro semestre de 2016 para 91 entre de janeiro a junho deste ano, uma queda de 21,5%. Lesão corporal teve queda de 32%, furto qualificado teve um decréscimo de 29,4%, roubo de telefone celular caiu 69%, assalto a posto de combustível teve queda de 83,3% e o número de estupros caíu 54,5%.


Ações contribuíram

Novos turnos de trabalho dos agentes da Guarda Municipal, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Estas são algumas das medidas implementadas pelo programa Guarda Mais Presente, coordenado pela SMSMU, lançado oficialmente no dia feira 6 de fevereiro. Com a reestruturação da Guarda Municipal, agora as praças e pontos de maior movimento do Município contam com a ronda ostensiva das viaturas e agentes, que foram capacitados para manusear as “armas de choque” não-letais, modelo Spark.

Esteio hoje conta com 42 agentes da GM, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.


Texto: Djalma Correa Pacheco