Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
No dia 11 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Estudante, uma data para ser celebrada com alegria e diversão. Em Esteio não foi diferente; os alunos dos nono anos dos centros municipais de Educação Básica (CMEBs) participaram de várias atividades nos últimos dias. A Semana do Estudante, que encerrou-se nesta sexta-feira (11), ofereceu palestras, jogos, oficinas e debates sobre diferentes temas voltados aos jovens.

Durante a manhã desta sexta-feira, os estudantes dos CMEBs Oswaldo Aranha, Edwiges Fogaça, Érico Veríssimo, Luíza Fraga, Maria Lygia e Clodovino Soares assistiram à palestra O Esporte e a Atividade Física, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Em outra sala, os estudantes dos CMEBs Dulce de Moraes e Eva Karnal conversaram com a titular da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tati Tanara, sobre maneiras de reproduzir um filme.

Pertinho dali, em uma sala de aula do CMEB Oswaldo Aranha, os alunos do Vila Olímpica participaram da oficina Stop Motion, sobre a linguagem cinematográfica, enquanto os estudantes do Maria Cordélia Marques disputavam o jogo do conhecimento no ginásio da escola.

Na última quinta-feira (10), os alunos da Educação de Jovens e Adultos e do Programa Ação Integrada das escolas municipais assistiram ao filme Vamos Comer que Eles Estão Pagando, curtiram o acústico Hermano Chiapas, participaram de um cine-debate e prestigiaram as palestras Cultura e Responsabilidade e Comunicação e Cultura. Todas as ações foram na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. O prefeito Leonardo Pascoal prestigiou a atividade e lembrou da necessidade dos jovens se envolverem com os assuntos importantes do país. "O que está acontecendo hoje, sobretudo em Brasília, é consequência de deixarmos, muitas vezes, de nos engajar com questões políticas", afirmou.

Com o tema Juventude e(é) Arte, a Semana do Estudante foi organizada pelas secretarias municipais da Educação (SME), da Fazenda (SMF) e da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). O objetivo da ação é oferecer conhecimento cultural para os jovens estudantes e incentivar as práticas como arte, esportes e conhecimento fora da sala de aula.

Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1