20170810 AdrianoRosadaRocha ReuniaoPiquetes abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Representantes dos piquetes que vão montar galpões durante da Semana Farroupilha de Esteio participaram, na noite desta quinta-feira (10), de uma reunião com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) para tratar do evento que ocorre de 13 a 20 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. O prefeito Leonardo Pascoal e o titular da SMCEL, Rafael Figliero, participaram do encontro, realizado no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha. “Vamos qualificar ainda mais a Semana Farroupilha de Esteio, com mudanças importantes e inovações que vão melhorar o evento. Vamos, ao contrário do que muitos disseram, continuar organizando a maior Semana Farroupilha coberta do mundo”, afirmou Pascoal.

Durante a reunião, os piquetes acordaram que as entidades não associadas à Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe) terão esta segunda (14) e terça-feira (15) para fazer o pagamento da taxa de R$ 350, que será usada para montagem das estruturas hidráulica e de elétrica das 88 agremiações que se instalarão no parque durante o evento. O valor também será aplicado no pagamento das empresas de segurança privada e de serviços de limpeza, entre outros custos. A taxa será recebida pela presidente da Aspe, Michele Azevedo Cardoso, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). As agremiações associadas da Aspe já fizeram arrecadação dos valores em diferentes eventos ao longo do ano.

Entre as novidades da Semana Farroupilha 2017, os pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar, onde são montados os piquetes, CTGs e palco principal, entre outras estruturas, serão batizados como Anita Garibaldi, Bento Gonçalves e 20 de Setembro. As ruas internas receberão nomes de outros personagens farrapos (Garibaldi, Souza Netto, David Canabarro, Lima e Silva, Onofre Pires e Gomes Jardim). “A proposta é criar mais uma identidade e facilitar a identificação das agremiações participantes. Cada piquete terá um número, e o arruamento funcionará como numa cidade, com numeração par de um lado da rua e ímpar de outro”, explica Figliero.

A Semana Farroupilha de Esteio é promovida pela SMCEL, com apoio da Aspe e CTGs Chama Nativa, Quero-Quero, Independência Gaúcha e Esteio da Tradição. A programação completa está sendo definida. Entre as atrações, piquetes e CTGs organizam a Mostra Folclórica e fazem diferentes atividades para receber os visitantes, principalmente os alunos de escolas de Esteio e de cidades vizinhas que visitam o acampamento. O evento de 2017 receberá R$ 100 mil do Ministério da Cultura, via emenda parlamentar.



Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1