20170810 JeanMonteiro EncontroTematicoCapsAD abre
Foto: Jean Monteiro
Na tarde desta quinta-feira (10), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) Mãos Dadas realizou na Casa dos Conselhos mais uma edição do Encontro Temático. O tema deste vez foi “Motivação para Tratamento do Uso de Álcool e Outras Drogas”.

As profissionais do Caps AD Laís de Freitas Oliveira e Emaline Souza debateram sobre formas dos dependentes buscarem os serviços públicos de saúde para ajuda no tratamento das dependências químicas. O Caps AD (Rua Dom Pedro, 238 - Centro) é um desses locais que realiza atendimentos especiais. Os profissionais efetuam as ações de acolhimento, dos familiares e dependentes, todas as segundas, terças, quartas e sextas-feiras pela manhã. No acolhimento, é realizado o entendimento sobre as demandas do paciente.

Os encontros temáticos do Caps AD são realizados nas segundas quintas-feiras de cada mês, desde novembro de 2015. A partir deste ano, foram abertos para toda a população, além dos usuários do serviço e seus familiares. As reuniões são realizadas na Casa dos Conselhos (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).

Caps AD – Mãos dadas
O Caps AD funciona na Rua Dom Pedro, 238, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Promove atividades semanalmente, como grupos de apoio, de familiares, de saúde e qualidade de vida, rodas de conversa, oficinas mãos à obra, motivacional, de arte, de geração de renda, de lazer, de música e violão, horta terapêutica, além de assistência psiquiátrica, nutricional, psicológica e clínica e visitas domiciliares. A equipe de trabalho é formada por profissionais de diferentes áreas, contando com médicos psiquiatra e clínico geral, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e professor de música, entre outros.

O serviço é aberto para moradores da cidade com mais de 18 anos. Quem busca auxílio deve participar de um dos momentos de escuta oferecidos pelo Caps AD. Após uma conversa, é feito um plano terapêutico e encaminhamento para uma das atividades que o Centro dispõe ou, em casos mais extremos, para desintoxicação em leitos de saúde mental ou comunidades terapêuticas.

Caps AD – Mãos Dadas
Rua Dom Pedro, 238 - Centro
Telefone: (51) 3473-7111
E-mail: capsad@esteio.rs.gov.br
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Acolhimento de dependentes químicos e familiares
Onde: CAPS AD – Mãos Dadas - Rua Dom Pedro, 238 - Centro
Quando: Todas as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, pelo turno da manhã

 

Texto: Jean Monteiro