20170810 CamilaMoraes VoleiJedes abre
Fotos: Camila Moraes
Depois de muitos passes, manchetes, saques e cortadas, a modalidade de Voleibol e de Nemcomb* dos Jogos Estudantis de Esteio 2017 (Jedes) chegou ao final nesta quinta-feira (10). As últimas partidas do esporte foram disputadas no Ginásio Municipal Edgar Piccioni na tarde desta quinta-feira.

O Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Vitorina Fabre e a Escola La Salle foram os destaques da modalidade, com dois títulos cada. O CMEB Santo Inácio e a Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello também conquistaram um primeiro lugar cada uma.

O Voleibol acabou, mas os Jedes 2017 ainda terão torneios em outras sete modalidades: Na próxima segunda-feira (14), às 9h, será realizado na Casa de Cultura o congresso técnico do Handebol. Estão previstas ainda disputas de Futsal, Futebol, Xadrez, Badminton, Basquete e Atletismo (rústica).

Os Jedes, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e executados pela Diretoria Municipal de Esportes com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), são divididos de acordo com a idade dos alunos e também nos naipes masculino e feminino. Podem participar os estudantes regularmente matriculados nas escolas de Esteio, tanto as da rede municipal quanto da rede estadual e particulares que estejam praticando a disciplina de Educação Física.

O Newcomb
Também chamado informalmente de "nilcon", o Newcomb é um jogo muito praticado em escolas para crianças das séries iniciais, que ainda não têm força para sacar uma bola ou habilidade para tocá-la para o outro lado com as técnicas corretas do Voleibol. A quadra é a mesma da de Vôlei. Pode ser praticado com seis ou mais jogadores em cada time. O objetivo é arremessar a bola para o campo adversário, ao invés de sacar, com o intuito de que ela caia no chão, marcando um ponto. Já o jogador que está defendendo, ao invés de manter a bola no ar com apenas um toque, pode segurá-la. Então ele pode passar para um companheiro, que pode passar novamente, e então a bola pode ser arremessada para o outro lado, sempre sem deixar cair no chão.


Resultados dos Jedes
Vôlei
Infantil Masculino
1° lugar - CMEB Vitorina Fabre
2º lugar - CMEB Oswaldo Aranha
3º lugar - CMEB Santo Inácio
4° lugar - CMEB Maria Cordélia Simon Marques

Infantil Feminino
1° lugar - Colégio La Salle
2° lugar - CMEB Oswaldo Aranha
3° lugar - CMEB Maria Cordélia Simon Marques

Juvenil Masculino
1° lugar - Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Mello
2° lugar - Colégio La Salle
3° lugar - Colégio Estadual José Loureiro da Silva
4° lugar - CMEB Oswaldo Aranha

Juvenil Feminino
1° lugar - Colégio La Salle
2° lugar - CMEB Oswaldo Aranha
3° lugar - Escola Técnica Estadual Bernardo Viera de Mello
4° lugar - Colégio Estadual José Loureiro da Silva

NewComb
Mirim Feminino
1° lugar - CMEB Santo Inácio
2° lugar - CMEB Oswaldo Aranha
3° lugar - CMEB Maria Cordélia Simon Marques
4° lugar - CMEB Vitorina Fabre

Mirim Masculino
1° lugar - CMEB Vitorina Fabre
2° lugar - CMEB Santo Inácio
3° lugar - CMEB Oswaldo Aranha
4° lugar - CMEB Alberto Pasqualini


Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1