Fotos: Camila Moraes
Fotos: Camila Moraes
“Infelizmente, muitas pessoas não entendem o grande papel de ser o tutor de um animal. Os animais não são seres descartáveis, que podemos nos desfazer quando não agrada mais. Então, nós temos que informar e conscientizar as pessoas sobre esta questão”. Com estas palavras, a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Sabrina Reis, iniciou a reunião da Rede Municipal de Educação Ambiental de Esteio (Remea), na tarde desta sexta-feira (4), no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU).

O encontro mensal discute cuidados com o meio ambiente. O evento deste mês teve como tema “A Importância da Participação da Sociedade na Promoção do Bem-estar Animal”. A formação contou com a presença de convidados que trataram de variados assuntos sobre cuidados com cães e outros animais, como ações de incentivo à adoção de cães, situação das famílias adotantes, controle ético populacional de animais de estimação e cão comunitário na Base Aérea de Canoas. Além destes assuntos, a SMMA apresentou aos participantes os planos do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) que tratam sobre o cuidado animal.

Coordenado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e Educação (SME), a Remea promove encontros mensais com o objetivo de integrar e articular os projetos e ações voltados à conservação, preservação e sustentabilidade ambiental desenvolvidos em Esteio. Algumas das pautas que serão discutidas durante o ano são questões ligadas ao descarte consciente de resíduos sólidos e bem-estar animal, além de ações de plantio de árvores e oficinas de brinquedos com material reciclável.

Estavam presentes na atividade, representantes da Câmara de Vereadores de Esteio, da Base Aérea de Canoas, veterinários, professores de Esteio, além das ONGs de proteção aos animais e grupos comunitários. As reuniões são abertas à população, conforme estabelecido na Lei nº 3.878 de 18 de fevereiro de 2005.

 

Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1