20170730 GabrielRodzinski EntregaObrasBomJesus abre
Fotos: Gabriel Rodzinski
A alegria estampada no rosto dos moradores da Vila Bom Jesus não deixou dúvidas sobre a importância das obras de pavimentação, drenagem, sinalização e passeios públicos inaugurados na manhã deste domingo (30). O ato realizado na comunidade pelo prefeito Leonardo Pascoal, o vice-prefeito, Jaime da Rosa, e o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leomar Teichmann, teve por principal objetivo valorizar o esforço e empenho dos moradores que, durante mais de 10 anos, dedicaram para garantir a regularização e a infraestrutura do local.

Pascoal lembrou do período em que a comunidade lutava pela individualização da energia e da água e da alegria de voltar, 10 anos mais tarde, para entregar a obra de infraestrutura. “Quando assumimos a Prefeitura, pegamos muitas obras por fazer ou em ritmo muito aquém do que era necessário. O que fizemos foi dar um novo ritmo para a execução dos projetos e, hoje podemos mostrar, na prática, a nossa conduta. Com os moradores, buscamos acelerar essa obra que é tão importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mais do que pavimentação, drenagem, sinalização e contensão do arroio, essa obra traz muita dignidade e muita esperança de um futuro melhor, para que as crianças que vivem aqui possam crescer em um ambiente com mais qualidade” disse. O prefeito afirmou ainda que a obra não é uma conquista dessa Administração, mas da cidade de Esteio.

O secretário Leomar afirmou que essa é a primeira grande obra a ser entregue pela atual Administração. “Esta entrega é resultado de uma batalha de anos, conquistado principalmente pelo esforço dos moradores. Esta comunidade nasceu de forma diferente das demais, pois nasceu fruto da união dos moradores por uma realização que qualificasse a vida e o futuro de todos”, disse.

Representando a comunidade, o aposentado João Elcione Laranjeiras falou da preocupação que a comunidade tinha em ver a obra concluída. “É com muita satisfação que a nossa comunidade chega neste momento. A gente lutou, brigou para realizarmos o que queríamos. Estamos muito contentes, pois com essa obra, Esteio ganha mais um pedacinho de dignidade”, disse.

Também participaram da entrega das obras o chefe de Gabinete da Prefeitura de Esteio, Daniel Grassmann, o presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Costella, e a vereadora Fernanda Fernandes.


A obra
O projeto envolveu terraplanagem, construção de rede de drenagem pluvial (com a colocação de 223m de canos de diferentes diâmetros), pavimentação com blocos de concreto intertravado, acessibilidade (construção de calçadas, instalação de rampas e de piso tátil) e sinalização viária (instalação de placas e pintura de faixas de segurança). As margens do Arroio Esteio, que costeia a Rua Érico Veríssimo, receberam reforço e foram revestidas, de forma a evitar o risco de erosão.

O total da área que passou pelos trabalhos de urbanização chega a 2.688,75 m². Nestes trabalhos, foram investidos aproximadamente R$ 587 mil, que, somados a intervenções já realizadas anteriormente na Vila Navegantes, chega-se a uma verba de R$ 839,4 mil aplicada na região.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1