20170717 AdrianoRosadaRocha LancamentoFemuci abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Em uma solenidade realizada no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Paulo Freire na manhã desta segunda-feira (17), com direito a apresentações artísticas dos alunos da própria escola, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou a 26ª edição da Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci). O tradicional evento esteiense ocorre nos dias 5 e 6 de setembro no ginásio de esportes do Colégio Adventista (Rua Santo Amaro, 218).

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu o empenho dos professores e lembrou a relevância da Feira para a educação em Esteio. “A Femuci tem uma grande importância no contexto escolar atual. Faz parte de um processo que deve ser construído nas nossas escolas no dia a dia. A pesquisa é o que oportuniza aos professores possibilitar aos alunos uma forma de aprendizado diferenciada, onde tudo está mais acessível. É a pesquisa que faz com que possamos construir cidadãos que tenham capacidade de resolver problemas”, comentou. “Então, a gente tem que valorizar a importância da iniciação científica e dar ferramentas para que isso possa se estabelecer com mais qualidade dentro da nossa rede municipal de ensino”, completou o prefeito.

O secretário de Educação, Marcos Hermi Dal'Bó, salientou a valorização que os envolvidos dão à Femuci. “Quando cheguei aqui, me disseram que este é um grande evento. Eu fiquei muito feliz em saber disso, porque, quando se valoriza uma ideia ou uma iniciação científica numa cidade, ela tem tudo para ser um lugar de inovação. Nós precisamos proporcionar a pesquisa para os nossos alunos, para a construção do conhecimento”, afirmou.

No final da solenidade, foi divulgado o vencedor do concurso #LogoDaFemuci2017. A aluna Eduarda Domingues Torres, do CMEB Edwiges Fogaça, recebeu o certificado pelo trabalho vencedor.

Sustentabilidade é o tema
Durante o tradicional evento, estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Esteio poderão expor seus trabalhos e ideias, tento como tema “Sustentabilidade: Esteio com Qualidade”. Os alunos poderão realizar suas inscrições entre os dias 31 de julho e 7 de agosto através de link que será disponibilizado no site da Prefeitura. No mesmo local, será possível acessar o regulamento.

Ao todo, 92 estandes serão montados para a exposição dos trabalhos. Para os parceiros e patrocinadores, quatro áreas estarão disponíveis. O evento contará com oficinas ao longo de toda sua duração em um estande especial para as atividades.

Este ano, a Femuci contará com uma participação especial. Alunas da Associación Educativa Organización Santa Rita, de Trujillo, Peru, virão expor seus trabalhos científicos. Algumas apresentações culturais também estão na agenda do evento.


26ª Feira Municipal de Ciências e Ideias de Esteio - Femuci
Inscrições: De 31 de julho a 7 de agosto pelo site da Prefeitura
Feira: 5 e 6 de setembro
Onde: Ginásio de Esportes do Colégio Adventista (Rua Santo Amaro, 218)
Apresentações culturais previstas
- Apresentação do Coral do Colégio Adventista de Esteio
- Grupo de Teatro SMAM, composto por voluntários do Programa Conta Comigo
- Grupo Som na Lata
- Acústico de Allan Bonatto
- Palestra de Iara Pacheco, professora e coordenadora do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)


Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1