20170714 RSEsportes SemiFinaisCopaCampeoes abre
Fotos: RS Esportes/divulgação
Assim como na categoria Adulto, Esteio está garantido também na final da Máster 40 da 13ª Copa dos Campeões de Futsal, competição realizada pela Prefeitura e empresário Claiton Almeida com patrocínio da Corsan. Na noite da última sexta-feira (14), o Trianon bateu o Majewski, de Porto Alegre, pelo placar de 4 a 1. A agremiação esteiense enfrentará no jogo decisivo, na próxima sexta-feira (21), a partir das 20h30min, a AGFA, de Gravataí, que goleou o Garibaldi por 8 a 1 na outra semifinal. Logo em seguida, Flamengo (Esteio) e Unidos da Campina (São Leopoldo) farão a final da principal categoria do torneio, considerado o maior campeonato amador de Futsal realizado no Rio Grande do Sul.

A primeira partida da noite de sexta-feira (14) foi bem equilibrada, apesar da diferença no placar. O Trianon contou com o apoio da torcida, que lotou as arquibancadas do Ginásio Municipal Edgar Piccioni. Com uma proposta de jogo bem definida, a equipe de Esteio montou uma verdadeira barreira defensiva, aproveitando os contra-golpes para finalizar a primeira etapa com a vantagem de 2 a 0, ambos os gols anotados por Zebra.

Na volta do intervalo, o Majewski seguiu pressionando e, logo aos 2 minutos, Cléber descontou. Com o gol sofrido, o Trianon se concentrou na defesa e passou a maior parte do tempo jogando em sua quadra. Nos contra-golpes, obrigava o goleiro Taiguara a fazer grandes defesas. O Majewski pressionava e tentava o arremate de média e longa distância. Quando o goleiro Maloca não fazia a defesa, a bola encontrava a trave. A confirmação da vaga dos esteoienses veio somente nos últimos minutos de partida. Aproveitando que o time de Porto Alegre se lançou todo ao ataque usando goleiro linha e deixando espaços, o Trianon matou o jogo em dois contra-ataques. Zebra marcou mais dois gols. Festa nas arquibancadas com a vaga garantida na final. Com os quatro tentos anotados, o Camisa 9 do time de Esteio chegou à liderança da tabela de artilheiros da Máster 40 ao lado de Baú (Garibaldi) e Adrianinho (MM Campos) com nove gols cada.


Goleada também na outra semifinal
A segunda partida da noite, entre a AGFA e o Garibaldi Futsal, até que começou equilibrada, com a equipe de Gravataí tendo maior posse de bola, sem, entretanto, converter suas oportunidades em gols. Aos poucos, o time da Serra se perdeu em quadra e, aos 9 minutos, sofreu o primeiro gol, marcado por Marcos Adriano. Dois minutos depois, Índio ampliou. O Garibaldi buscava descontar com chutes de média distância, sem, entretanto, balançar as redes da agremiação de Gravataí. Nos últimos quatro minutos da primeira etapa, a AGFA marcou mais três vezes, com Dudu (dois) e Marcos Adriano.

A equipe garibaldina retornou abatida para o segundo tempo, mas procurava chegar ao gol da AGFA com troca de passes e jogadas trabalhadas, sem conseguir descontar. Já o time gravataiense aproveitou seu vigor físico e a velocidade de Duda para fazer mais três gols, todos eles assinados por Marcos Adriano. Festa de Gravataí e despedida do time de Garibaldi, campeão da competição do ano passado.


Uma grande festa na final
Na noite da próxima sexta-feira (21), além das decisões da Copa dos Campeões, a organização do evento está prevendo uma série de atividades. A festa começa às 18h30min com a final do Campeonato Municipal de Futsal Sub-9 da Liga Esteiense das Categorias de Base (Lecaba). Depois, quem for ao Ginásio Municipal Edgar Piccioni vai assistir a uma partida entre o time da Prefeitura de Esteio e os amigos do narrador e comentarista de futebol da Rede Bandeirantes Paulo Brito.

Às 20h30min os veteranos da Máster 40 entram em quadra para a decisão da categoria e, logo em seguida, será a vez de Flamengo e Unidos da Campina disputarem a última partida da competição.

Além disso, consulados de Inter e Grêmio vão mobilizar as duas maiores torcidas do Rio Grande do Sul com os ônibus, musas e mascotes das duas equipes, e ex-atletas do Futebol e Futsal gaúcho estão confirmando a presença no evento. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais de Esteio. No ano passado, foram arrecadadas duas toneladas.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1

Equipes de 24 municípios gaúchos
A edição de 2017 da Copa dos Campeões de Futsal começou na noite de 7 de abril com 24 times. O campeonato, que reúne 23 diferentes cidades do Rio Grande do Sul, está sendo realizado pela sétima vez consecutiva no Edgar Piccioni. O torneio começou em 2005, na vizinha Sapucaia do Sul. Desde 2011, quando “se mudou” para Esteio, a Copa dos Campeões de Futsal leva um grande número de pessoas ao ginásio da Vila Olímpica com partidas acirradas e muitos gols.
Na última edição, o campeão da categoria Adulto foi o Santa Tereza/Amigos do Feijão/Carioca Multimarcas, time que representou Sapucaia do Sul e Esteio. Pela categoria Máster 40, o vencedor foi o Rápido Garibaldi, da Serra Gaúcha.


Resultados de sexta-feira (14)
Majewski 1 X 4 Trianon
AGFA 8 X 0 Garibaldi

Programação da final - Sexta-feira (21)
18h30min – Final Campeonato Sub-9 da Lecaba
19h30min – Prefeitura de Esteio X Amigos do Paulo Brito
20h30min - Decisão da Máster 40 – Trianon (Esteio) X AGFA (Gravataí)
21h45min - Decisão da Adulto – Flamengo (Esteio) X Unidos da Campina (São Leopoldo)
* Entrada: um quilo de alimento não perecível