20170715 AdrianoRosadaRocha DiaDescarteConsciente abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Na tarde de sábado (15), o designer de produtos Égon Ferreira da Souza, 25 anos, pegou em casa uma impressora e um videocassete que já não são mais usados e foi dar um destino adequado aos eletroeletrônicos que, se descartados de forma errada, podem prejudicar o meio ambiente. Égon levou os equipamentos até a sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), entidade que, junto com Prefeitura, Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e outros parceiros (Comam, Abrasinos, Recilux, Cootre e Grupo Escoteiro Anauêc) organizou o Dia do Descarte Consciente. “Acho muito importante ações como estas, que nos ajudam a dar um destino apropriado aos resíduos eletroeletrônicos", comentou.

Ao longo do dia, foram arrecadados mais de 1,5 mil quilos de produtos velhos como televisores, monitores, aparelhos de DVDs e celulares, entre outros, além de lâmpadas e óleo de cozinha usado. Os eletroeletrônicos e o óleo serão destinados à Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre), que fará a venda dos produtos e gerará renda para seus associados. As lâmpadas serão entregues a empresa Recilux, responsável por dar destino adequado ao material.


Colabore você também
Os moradores, empresas e condomínios interessados em cadastrar-se no roteiro da Coleta Seletiva podem fazer o cadastro por este link ou entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), pelo telefone 3433-8184 ou e-mail coleta.seletiva@esteio.rs.gov.br. 


O que pode ser reciclado
Garrafas, potes de produtos alimentícios, perfumes, produtos de limpeza, potes, embalagens, tampas, sacos, sacolas, latas, tampas, alumínio, cobre, revistas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão, óleo de cozinha usado e materiais eletrônicos (lâmpadas não são recolhidas)


Roteiros da Coleta Seletiva
Bairros: Tamandaré, Teopolis, Premem, Três Marias, Parque Primavera, Jardim Planalto, Centro e condomínios
Dia da coleta: Segundas-feiras

Bairros: Liberdade, São Sebastião, Ezequiel , São José , Esperança, Cruzeiro, Centro e condomínios
Dia da coleta: Terças-feiras

Bairros: Três Portos, Santo Inácio, Centro e condomínios
Dia da coleta: Quartas-feiras

Bairros: Novo Esteio, Industrial, Parque Amador, Centro e condomínios
Dia da coleta: Quintas-feiras

Bairros: Parque Claret, Vila Olímpica, Centro e condomínios
Dia da coleta: Sextas-feiras

Bairro: Centro (área comercial e condomínios)
Dia da coleta: Sábados


Clique aqui para realizar o cadastro na Coleta Seletiva

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1