20170712 JeanMonteiro PrefeitoRecepcaoAlunosCampeoes abre
Fotos: Jean Monteiro
Aos gritos de “o campeão voltou!” e com direito a desfile no caminhão do Corpo de Bombeiros, a equipe de robótica Androids, formada por estudantes do Colégio Coração de Maria, foi recepcionada no final da tarde de quarta-feira (12) na escola pelos colegas torcedores e pelo prefeito em exercício Jaime da Rosa. A equipe venceu, no último domingo (9), o Campeonato Aberto de Robótica da Ásia, realizado em Sydney, na Austrália.

Jaime parabenizou os jovens e comentou sobre a grande vitória. “Vocês são um exemplo de luta pelo que se acredita. Conquistaram um torneio mundial e levaram o nome de Esteio para o mundo. Quando se fala de Esteio, muitos pensam apenas em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, mas vocês mostraram que não. O Município é hoje a casa de campeões mundiais”, afirmou.

A prefeitura de Esteio apoiou a participação do grupo, com assinatura de um termo de compromisso com a instituição, no qual repassou R$ 30 mil para serem usados na viagem. Em contrapartida, A Androids vai dar oficinas de robótica em escolas da rede municipal de Educação.

A competição tinha como tema “Animal Allies” (Animais Aliados, na tradução). A missão das 35 equipes de 20 países de todo mundo que participaram do campeonato era criar projetos para melhorar a relação entre homens e animais. A Androids desenvolveu um aparelho que simula o ronronar dos gatos e é usado para acalmar animais durante o processo pré-operatório. O equipamento, baseado na Ronronoterapia, transmite a mesma frequência sonora emitida pelos gatos. O som, ao chegar ao cérebro, faz com que os animais que o escutam ou sentem liberem hormônios de relaxamento.

 

Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1