Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Dar uma resposta mais rápida e eficiente da Prefeitura de Esteio em casos de desastres naturais e trabalhar em cima de ações para resolver estas situações é o objetivo do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil, lançado na manhã desta sexta-feira (7). Para a elaboração do Placon, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), cada secretaria municipal apresentou um conjunto de ações que precisam realizar em caso de desastres, descrevendo as suas tarefas, com o nome e telefone de um responsável para mobilizar as equipes e executar o trabalho previsto.

O documento final, entregue pelo prefeito Leonardo Pascoal para cada secretário municipal em solenidade realizada na quadra do Centro Unificado de Artes e Esportes (CEU), tem o planejamento e as estratégias para cada órgão da Administração Municipal em caso de necessidade de enfrentar, por exemplo, cheias e enxurradas na cidade

Durante sua fala, Pascoal destacou a relevância do Placon. “Este é um marco importante na cidade, pois, infelizmente, o Município é muito acometido por fenômenos e por desastres naturais há bastante tempo, e, em nenhum momento, se teve a preocupação de sistematizar um plano deste porte como é o Placon”, disse. O prefeito falou também sobre o trabalho desenvolvido pela pasta SMSMU. “Este foi um brilhante projeto realizado, através do qual conseguiremos minimizar os danos causados pelos desastres naturais em nossa cidade”, concluiu.

O titular da SMSMU, Roberto Damasceno, agradeceu a participação de todos os envolvidos no trabalho. “Durante a elaboração do plano, procuramos dar o máximo detalhamento de todas as ações que devem ser desenvolvidas por secretaria em caso de alguma catástrofe, isto conseguido com o empenho de toda nossa equipe, que se dedicou muito para fazê-lo”, pontou o secretário. Ele destacou também que este projeto é a forma que o Município terá de direcionar suas ações em caso de alguma catástrofe e que foram feitos diversos ajustes com as responsabilidades de cada órgão envolvido.

O presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella, argumentou que este é um momento muito importante porque nota-se uma sintonia entre o Executivo e o Legislativo. “Hoje a cidade de Esteio está preparada para o caso de ocorrer alguma catástrofe em seu território e temos que ter a tranquilidade de sabermos que temos um plano para a eventualidade de algum desastre”, afirmou o vereador, que estava acompanhado na cerimônia dos colegas Rute Viegas, Luiz Duarte e Fernanda Fernandes.

Além do Placon, a Prefeitura mantém o foco no Programa Permanente de Manutenção Preventiva, trabalho de combate e redução dos transtornos em caso de enchentes no Município. As medidas de limpeza de arroios e canais do Município e de desobstrução de tubulações da rede estão tendo sequência, de forma a garantir a vazão das águas em caso de chuvas mais intensas.

Texto: Gabriel Valença

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1