20170706 CamilaMoraes AlfabetizacaoAdultosCEU abre
Fotos: Camila Moraes
“Tenho mais disposição e interesse em aprender. Além do que me sinto mais útil, valorizada e capaz de fazer as tarefas diárias sozinha”. Com essas palavras, a dona de casa Josefa Simão Pereira resume a satisfação com as aulas que está tendo no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Aos 64 anos, Dona Josefa está aprendendo a ler e a escrever com a professora Jarina de Menezes. Todas as manhãs de segunda, terça e quinta-feira, ela e 16 colegas se reúnem para retomar uma parte da vida que diferentes circunstâncias deixaram passar.

Foi pensando em adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância, que as Secretarias Municipais de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS) e de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) fizeram uma parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) de Porto Alegre para oferecer os conteúdos aplicados do primeiro ao quarto ano do ensino básico.

“Isso é muito bom para todos nós. Não pudemos aprender a ler e escrever antes, mas agora, com este programa, vamos conseguir”, comenta o aposentado José dos Santos, 62 anos, que assim como dona Josefa não teve a chance de estudar quando criança. Ambos tem histórias parecidas; nasceram e cresceram no interior, trabalhavam na roça e não tiveram acesso à escola. Somente depois de adultos, decidiram mudar de vida e ir atrás dos conhecimentos e habilidades que não aprenderam na infância.

O projeto tem o objetivo de dar aos participantes a oportunidade de se reintegrar socialmente e aprimorar os conhecimentos. São oferecidas aulas de Português ,Matemática e Estudos Sociais, todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 8h30min às 11h30min, no CEU, espaço que fica no final da Rua Rio Grande, em frente ao Loteamento Pôr-do-Sol. Para participar, basta comparecer nos dias e horários das aulas e conversar com a professora.

O CEU oferece atividades permanentes
Além das aulas de alfabetização, o CEU promove diferentes atividades como dança, balé, capoeira, ginástica para terceira idade e oficinas de artesanato. Educação Ambiental é tema de outra ação realizada no local. A partir de agendamento prévio com escolas e entidades, são feitas trilhas ecológicas, palestras, oficinas e apresentação de filmes. Também estão sendo realizados pelo CEU apoio nas atividades da Pastoral da Criança. Na última quarta-feira de cada mês, é feita a pesagem das crianças da comunidade.

As inscrições para as demais atividades e oficinas também podem ser feitas pelo telefone 3433-8232 ou pessoalmente na sala da biblioteca do CEU (final da rua Rio Grande), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Atividades permanentes no CEU
Alfabetização de Adultos
Segundas, terças e quintas-feiras, às 8h30min

Ginástica para terceira idade
Terças e quintas-feiras, às 8h10min, e segundas e quartas-feiras, às 15h45min

Oficina de Dança (de oito a 25 anos)
Quintas-feiras, das 20h às 21h30min

Capoeira
Segundas e quartas, das 20h às 21h

Balé
Quartas-feiras, às 17h15min e 18h15min; sextas-feiras, às 15h

Oficinas de Artesanato (Geração de Trabalho e Renda)
Todas as primeiras e terceiras sextas de cada mês, às 13h30min

Posto de atendimento das demandas da comunidade do entorno
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min


Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1