Fotos: Camila Moraes
Fotos: Camila Moraes
“O lúdico não tem idade e nem tempo; é uma dimensão essencialmente humana em tempos e idades diferentes, apenas mudam os jeitos de brincar”. Estas foram as palavras da professora do curso de Pedagogia da Unisinos Marita Martins Redin. Ela apresentou, desta forma, a brinquedoteca Unibrinc para as profissionais da Educação Infantil de Esteio, que participaram de uma formação no espaço localizado na Unisinos na tarde desta sexta-feira (30).

As educadoras de Esteio puderam conhecer o local, considerado uma referência em espaços criados para ensinar crianças. Na Unibrinc, elas observaram a diversidade de materiais, como galhos e folhas de árvore, madeira, espelho, vidro, tecido e pedras, entre outros, utilizados para confeccionar vários objetos e brinquedos.

Além de analisar os objetos artísticos, as profissionais também, receberam orientações da professora Marita sobre a importância de oferecer para as crianças novas formas de brincar no mundo atual. “É fundamental a compreensão da importância do brinquedo e do brincar na formação humana, bem como dos tempos, espaços e materiais que favorecem o desenvolvimento de uma cultura lúdica”, afirmou.

A intenção da formação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), é possibilitar a mudança e o aperfeiçoamento das práticas realizadas pelas professoras em sala de aula com os alunos. “Queremos apresentar diversos contextos que criam narrativas diferentes para o aprendizado das crianças”, concluiu a coordenadora da Educação Infantil, Joelma Guimarães.

A Brinquedoteca Unisinos (Unibrinc), criada em 2008, desenvolve ações com alunos e professores de Educação Infantil e acadêmicos do Curso de Pedagogia. As atividades desenvolvidas contribuem para qualificar a política de atendimento a crianças de zero a seis anos, fortalecer o vínculo entre escola e universidade, por meio da formação docente continuada. e qualificar a formação inicial dos acadêmicos na área de educação infantil.


Texto: Camila Moraes

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1