20170627 DjalmaCorreaPacheco SessaoSoleneAniversarioGuardaMunicipal abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Os 11 anos da Guarda Municipal de Esteio foram celebrados na noite desta terça-feira (27) em uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Esteio. Na solenidade, os vereadores entregaram ao comandante da GM, João Ricardo Duarte de Matos, uma placa em homenagem a todos os servidores da corporação,criada através da Lei Municipal 3.921/2005, de 12 de maio de 2005, e que iniciou suas atividades no dia 19 de junho de 2006.


Em sua fala, Pascoal deu destaque às ações da GM nos últimos meses. “Essa é uma noite de muita alegria para todos nós do Poder Executivo, que estamos aqui para celebrar junto à comunidade, junto com a Guarda Municipal, este aniversário de uma corporação que se faz a cada dia mais presente e mais importante na vida de nossa cidade”, saudou o prefeito. “Tenho convicção de que uma das principais mudanças positivas que conseguimos implantar nestes primeiros seis meses foi sem sombra de dúvida essa reorganização do trabalho da Guarda Municipal”, afirmou Pascoal, lembrando da mudança na estrutura da GM e na atuação mais efetiva junto à população, com o início do projeto Guarda Mais Presente, que coloca os agentes para atender também ocorrências criminais, com queda de 23% nos indicadores de violência em Esteio. “A Guarda Municipal terá de nossa parte, como já vem tendo, um olhar diferenciado, um olhar prioritário, e o resultado do trabalho diário de vocês é essa confiança de que nós, gestores, temos de que devemos investir cada vez mais, até porque a tendência que temos no mundo é de uma polícia mais próxima”, destacou, lembrando que os municípios precisam também atuar na segurança pública em virtude da crise financeira do Estado. “Quero parabenizar a Guarda Municipal por estes 11 anos de trabalho, de dedicação à nossa comunidade. Parabéns e vida longa à nossa Guarda Municipal”, finalizou.


O presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella, autor da proposta da sessão solene, lembrou que o Legislativo de Esteio foi parceiro da GM ao repassar recursos para a compra das Sparks, armas não letais que estão sendo usadas pelos agentes, e elogiou o trabalho realizado pelos agentes. “Esta é uma homenagem de toda a Câmara de Vereadores que entende que vocês são muito valorosos para esta cidade. Parabéns a todos os agentes e à Prefeitura que entende que este trabalho é muito importante para nossa cidade”, discursou.


Falando em nome de todos os servidores da GM, o comandante da corporação fez um rápido histórico da GM, da criação em 2005 até hoje. “Ao longo destes 11 anos, os obstáculos e experiências contribuíram para a nossa evolução pessoal e profissional”, afirmou. João Ricardo lembrou da mudança implantada nos últimos meses. “A dedicação e motivação dos 43 servidores da Guarda Municipal foi determinante para o sucesso e aceitação da comunidade esteienses desta nova forma de atuação, cujo marco foi o lançamento do programa Guarda Mais Presente”, disse. “Estamos envaidecido com a homenagem, que, por certo, traduz o reconhecimento com a nossa corporação e fomentará ainda mais o nosso espírito guerreiro, pra auxiliar na segurança pública em prol da comunidade esteiense”, afirmou. No final, o comandante citou palavras do pacifista indiano Mahatma Gandhi como incentivo aos colegas: “O homem converte-se aos poucos naquilo que acredita poder vir a ser. Se me repetir incessantemente a mim mesmo que sou incapaz de fazer determinada coisa, é possível que isso acabe, finalmente, por se tornar verdade. Pelo contrário, se acreditar que a posso fazer, acabarei garantidamente por adquirir a capacidade para a fazer, ainda que não a tenha num primeiro momento”.


Outra forma de atuar

Novos turnos de trabalho dos agentes da Guarda Municipal, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Estas são algumas das medidas implementadas pelo programa Guarda Mais Presente, coordenado pela SMSMU, lançado oficialmente no dia 6 de fevereiro. Com a reestruturação da GM, agora as praças e pontos de maior movimento do Município contam com a ronda ostensiva das viaturas e agentes, que foram capacitados para manusear as “armas de choque” não-letais, modelo Spark. São 43 agentes, duas motos e três viaturas em ação.


As ações do programa, aliadas ao trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil resultaram na redução dos indicadores de violência em Esteio. Na comparação dos quatro primeiros meses de 2017 com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 19%. Os crimes no geral diminuíram em 23% enquanto as contravenções caíram 14%. Outras ocorrências violentas também reduziram em 14%.


Entre os números detalhados pela Polícia Civil, alguns chamam ainda mais a atenção. Os crimes de ameaça caíram de 355 no primeiro quadrimestre de 2016 para 221 de janeiro a abril deste ano, uma queda de quase 38%. O furto de veículo caiu 47%, lesão corporal reduziu em 36,61% e homicídio doloso teve decréscimo de 25%. O furto qualificado também apresentou uma redução de 19%. Outro dado que chama a atenção foi o aumento de 550% no número de presos recapturados em Esteio, passando de dois nos primeiros quatro meses do ano passado para 13 no mesmo período de 2017.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1