Foto: Gabriel Valença
Foto: Gabriel Valença
Mais de 15 pessoas participaram nesta terça-feira (6) da capacitação do SisLam, promovida pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMDUH), voltada para arquitetos, engenheiros e representantes de entidade de classe destas categorias (Crea, CAU e Sease). A oficina foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio.

Presente no evento, o titular da SMDUH, Marcelo Kohlrausch, falou que este sistema ajuda a eliminar a burocracia e traz agilidade ao serviço público. “O SisLam é um sistema eficiente e que elimina a burocratização dos processos. Isto traz mais transparência e rapidez nas rotinas realizadas dentro do poder público, com a possibilidade de integrar diversos serviços”, disse o secretário. Ele ainda afirmou que outras capacitações serão agendadas e informadas aos interessados em participar dela.

O SisLam é o sistema integrado implementado pela Administração Municipal que oferece mais agilidade e transparência na emissão de Alvarás de Localização, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Urbanismo para as empresas esteienses. Com a nova ferramenta, que pode ser acessada através do site da Prefeitura, os prazos para liberação do Alvará de Ponto de Referência saem em até 48 horas e chega até sete dias úteis a liberação de processos que exigem uma vistoria do local do empreendimento. O pagamento das taxas administrativas, anteriormente feito apenas na tesouraria da Prefeitura, poderá ser realizado em toda rede bancária. O sistema faz parte do processo de informatização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) com o objetivo de fomentar a economia do Município.

Texto: Gabriel Valença