20170528 Divulgacao ExpoleiteFenasul abre
Fotos: JM Alvarenga/Divulgação
O desafio de propor um novo formato para a Fenasul/Expoleite deu certo e agradou às entidades e ao público que visitou o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre quarta feira (24) e domingo (28). O evento teve a parceria da Prefeitura Municipal atuando na organização da praça de alimentação e do espaço de artesanato, abrindo espaço para esteienses comercializarem seus produtos na feira. O novo modelo definido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e as entidades que anualmente participam da Expointer, tornou a 13 ª Fenasul mais ampla e manteve a divulgação da qualidade do leite produzido no Estado, com a 40ª edição da Expoleite.

 

Mesmo com a chuva, o público compareceu ao evento para conferir as atrações, como exposição de gado leiteiro, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, Pub do Queijo, feira de terneiros e vaquilhonas, provas de eqüinos, rodeio, prova de canicross, shows e praça de alimentação e seminários técnicos. Também acompanharam a elaboração do maior arroz de leite do Brasil, pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga), em parceria com o Sindilat e a Farsul. Para produzir os 1.488 litros do doce, foram utilizados 165 quilos de arroz, 1.260 litros de leite, 505 quilos de leite condensado, 4 quilos de cravo, 5 quilos de canela em pau e 40 quilos de açúcar. O recorde foi auditado pela RankBrasil e boa parte foi doada para entidades assistenciais de Esteio. Já o Pub do Queijo recebeu cerca de 400 visitantes, com consumo de 100 quilos de queijo.

 

A Prefeitura de Esteio foi homenageada, através do prefeito Leonardo Pascoal, com o Troféu de Reconhecimento pelos serviços prestados durante a feira. “Foi um grande evento que, mesmo com a chuva, mostrou que o novo formato, voltado para o público em geral, deu certo. O município de Esteio será sempre parceiro de eventos que valorizarem a nossa cidade e nossas potencialidades”, afirmou.

 

Expoleite e Fenasul – Resultados

A tradicional feira de terneiros e vaquilhonas, organizada pela Farsul, teve um faturamento de R$ 995 mil, com 787 animais comercializados. Outra grande atração foi o 3º Rodeio Fenasul, que teve a participação de 600 duplas e levou um grande público à pista de provas. Neste domingo (28), a Gadolando realizou o desfile dos campeões da feira, com homenagens a expositores e entidades parceiras.

 

A Fenasul/Expoleite é uma promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil; prefeitura de Esteio; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag); Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs); Emater/Ascar-RS; Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers); Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando); Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac); Federação Gaúcha de Laço; Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.

 

gallery1 gallery1