A Câmara dos Vereadores de Esteio aprovou, em sessão na noite desta terça-feira (16), dois projetos de lei da Administração Municipal que tratam do reajuste do salário dos servidores municipais em 7,36%. O primeiro concede reposição salarial de 4,67% na folha de maio. O percentual é uma média dos índices IGP-M, INPC e IPCA, usados para o cálculo da inflação brasileira, entre abril de 2016 e março de 2017.

O outro projeto vai representar aos servidores aumento real de salários, vencimentos, proventos, pensões e demais benefícios previdenciários. Na folha de pagamento de agosto, será concedido um reajuste de 1,54%. Em novembro, será mais 1,15% de reposição. O aumento real não será concedido a prefeito, vice-prefeito e secretários.

Além disso, o projeto aprovado concede 7,36% de reposição do valor dos vale-alimentação ou vale-refeição dos servidores e no valor da bolsa-auxílio e vale-transporte dos estagiários. Os reajustes também se aplicam aos conselheiros tutelares.

Este reajuste corresponde ao maior aumento real dos últimos 8 anos, conforme levantamento da Secretaria de Administração. “Isso só foi possível devido ao esforço que estamos empenhando na economia das despesas e eficiência na captação e gestão dos recursos. Essa reposição, ainda que um tanto tímida, é um incentivo aos nossos servidores públicos e um reconhecimento ao trabalho que fazem”, destacou o prefeito Leonardo Pascoal. O chefe do Executivo aAfirmou ainda que o reajuste vem ao encontro das metas de governo estabelecidas desde o começo da gestão, que é a valorização do servidor da Administração Municipal.


Reposições aprovadas

4,67% no salário – Inflação de abril de 2016 e março de 2017
1,65% no salário – Aumento real, pago na folha de agosto
1,15% no salário - Aumento real, pago na folha de novembro


7,36% no vale-alimentação/vale-refeição a partir de maio