20170517 AndreCardoso SimuladoAcidenteSamu abre
Fotos: André Cardoso
Uma simulação de um acidente de trânsito parou o Centro de Esteio, na tarde desta quarta-feira (17). Uma carcaça de um carro, fornecida pelo Corpo de Bombeiros, foi colocada na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Garibaldi (Rua Coberta). Dentro das sobras do veículo, se encontravam duas “vítimas”, na verdade, dois servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que participaram da demonstração de prestação de socorro. A atividade faz parte da campanha Maio Amarelo, que busca alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Prestando os primeiros atendimentos, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi até o local ver como tinha sido o acidente. Após o primeiro socorro, o Samu levou duas ambulâncias ao local para dar sequência ao atendimento aos acidentados, colocando eles na maca e, depois, na ambulância, que, no caso de uma colisão real, os encaminharia para um pronto-socorro, se necessário.

Enquanto todo procedimento ocorria, a população que passava pelo Centro começou a questionar se os acidentados estavam bem e como tinha acontecido o acidente. Os Agentes Mirins da Cidadania, que estavam distribuindo um material de conscientização no trânsito, informaram que tudo não passava de uma simulação.

A programação para o Maio Amarelo segue nesta quinta-feira (18). Os Agentes Mirins vão até a Praça Irmão Egídio Justo para realizar uma Blitz Educativa. Ao longo do mês, outras atividades também estão previstas (veja abaixo). A proposta do Movimento Maio Amarelo é alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, para fazer do amarelo a cor da “atenção pela vida”. Vale lembrar, também, que em 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Mais informações podem ser acessadas no site do movimento: maioamarelo.com.

Maio Amarelo
Quinta-feira (18)
Blitz educativa
Onde: Praça Irmão Egídio Justo 
Horário: A partir das 15h

Terça-feira (23)
Pintura de um laço amarelo no asfalto simbolizando a campanha
Onde: Av. Presidente Vargas, nos limites com Canoas e Sapucaia do Sul

25 de maio
Blitz educativa
Onde: Centro de Esteio
Horário: A partir das 15h


Texto: André Cardoso

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1