20170516 AndreCardoso PinturaCampanhaLacoAmarelo abre
Fotos: André Cardoso
A pintura de um laço amarelo simbolizando um alerta para a sociedade diante de tantas mortes no trânsito foi a proposta, para esta terça-feira (16), da programação do Movimento Maio Amarelo, organizado em Esteio pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). Quatro agentes mirins da cidadania, acompanhados pela equipe de sinalização viária da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), desenharam o símbolo no asfalto na Rua Garibaldi (Rua Coberta) e na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, próximo à Prefeitura.

Além da pintura do laço, os pequenos entregaram um material para as pessoas que passavam pelos locais com o intuito de conscientizar a população sobre segurança no trânsito. As atividades do Maio Amarelo continuam até o dia 25 de maio. Nesta quarta-feira (17), uma simulação de acidente de trânsito, em parceria com o Samu e o Corpo de Bombeiros, será feita no Centro de Esteio, a partir das 15h. Caso chova, a atividade será realizada na Rua Coberta.

Ao longo do mês, estão previstas outras atividades sobre o tema (confira abaixo). A proposta do Movimento Maio Amarelo é alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, para fazer do amarelo a cor da “atenção pela vida”. Vale lembrar, também, que em 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Mais informações podem ser acessadas no site do movimento: maioamarelo.com.

O projeto Agentes Mirins da Cidadania abrange temas tradicionais escolares e preocupações atuais com o meio ambiente, saúde, trânsito, cidadania e ética. Participam das atividades estudantes entre 10 e 12 anos, que estejam cursando entre o quinto e o sexto ano do Ensino Fundamental. A ação busca desenvolver nos alunos novos conhecimentos, autoestima e respeito. É promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU).


Maio Amarelo
Quarta-feira (17)
Simulado de acidente de trânsito com o Samu e o Corpo de Bombeiros
Onde: Centro de Esteio
Horário: A partir das 15h

Quinta-feira (18)
Blitz educativa
Onde: Praça Irmão Egídio Justo
Horário: A partir das 15h

23 de maio
Pintura de um laço amarelo no asfalto simbolizando a campanha
Onde: Av. Presidente Vargas, nos limites com Canoas e Sapucaia do Sul

25 de maio
Blitz educativa
Onde: Centro de Esteio
Horário: A partir das 15h


Texto: André Cardoso

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1