20170418 DjalmaCorreaPacheco FormacaoCoordenadoresVoluntarios abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Uma importante etapa do programa Conta Comigo começou na manhã desta terça-feira (18) na Casa dos Conselhos de Esteio. A coordenadora da Área do Atendimento da Parceiros Voluntários, Silveth dos Santos Lima, profissional com mais de 30 anos de atividades de voluntariado, especialista em gestão e desenvolvimento do terceiro setor, iniciou a formação que o programa vai oferecer para coordenadores. A ideia da capacitação, que segue nesta quarta-feira (19), é preparar os representantes de diferentes órgãos da Administração Municipal e de entidades parceiras, como ONGs, agremiações esportivas, clubes sociais e igrejas, entre outros, para receberem os voluntários cadastrados e os encaminhar para diferentes atividades.

Na abertura da formação, a secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara, destacou a importância da capacitação. “Hoje é um marco do programa Conta Comigo. Diria que é, até agora, o momento mais importante. Acredito no ser humano, no potencial do ser humano em transformar o espaço que vive com esse foco de participação”, disse. A titular da SMCDS, pasta responsável pelo programa, fez questão de agradecer o trabalho da equipe na elaboração e gestão do Conta Comigo.

As vereadoras Rute Viegas e Fernanda Fernandes também participaram do início da oficina. “Elogio a Prefeitura por fazer este programa. Não temos conhecimento de um órgão público que incentive o voluntariado como Esteio faz, e por isso, a Administração Municipal está de parabéns”, afirmou Fernanda. Em sua fala, Rute disse que a Câmara de Vereadores está à disposição para colaborar o máximo possível com o programa. “O trabalho voluntário é muito importante num momento que os valores estão tão invertidos. Quem faz um trabalho voluntário tem uma luz que as outras pessoas não tem”, opinou Rute.

Participe você também
O Conta Comigo, lançado em 20 de fevereiro deste ano, tem como objetivo atrair e capacitar voluntários para atuarem em diferentes ações realizadas na cidade. Após um treinamento, a SMCDS analisa o perfil dos voluntários e os encaminha de acordo com as suas competências e habilidades, para órgãos municipais e entidades parceiras.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura, que pode ser acessado em um botão no menu vertical direito da página ou pelo endereço http://bit.ly/conta_comigo. Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos, interessadas em participar de ações voluntárias em Esteio e que possam participar de capacitações. Até agora, já são 282 pessoas cadastradas.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1