PoloUABEsteio

Esta quarta-feira (19) é o dia em que os aprovados no vestibular de Licenciatura em Filosofia do Polo da UAB de Esteio devem entregar a documentação para garantir a matrícula. Os candidatos devem comparecer das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação (SME – Rua Alegrete, 455), portando os documentos solicitados no edital (clique aqui para acessar) e a ficha de cadastro (clique aqui para acessar), a qual deverá ser impressa e assinada. Primeiro curso de graduação oferecido pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Esteio, Licenciatura em Filosofia é uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Para evitar problemas com a matrícula, é necessário ler com atenção o edital. O não comparecimento na data e local de inscrição ou a falta de algum item solicitado no edital acarretam a perda da vaga. Dúvidas sobre documentação podem ser esclarecidas pelo telefone da Coordenação de Registros Acadêmicos da Ufpel, (53) 3284-4067. Sobre a avaliação das cotas sociais (L1 e L2), os candidatos devem entrar em contato com o Núcleo de Serviço Social da universidade, pelo número (53) 3222-4318. Já sobre a avaliação das cotas raciais, o telefone é o (53) 3284-4042, da Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis.

A Ufpel oferece a graduação em Licenciatura em Filosofia há mais de 30 anos, mas o curso na modalidade a distância foi criado em 2014. Ele integra o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e segue as diretrizes estabelecidas pela iniciativa para a oferta de turmas e credenciamento de polos de apoio presencial.

O vestibular, realizado no dia 5 de março, teve 208 candidatos para as 60 vagas disponíveis, resultando em uma densidade de 3,47 candidatos por vaga. Os aprovados começarão as aulas em 24 de abril (conforme calendário acadêmico da Ufpel). A graduação é gratuita e em formato semi-presencial, com parte das atividades a distância e outras na sede do Polo UAB Esteio, dentro do prédio da SME.


Polo UAB Esteio

A UAB iniciou suas atividades em Esteio no dia 7 de junho de 2014, com a inauguração oficial da sede e o início do primeiro curso de extensão. As atividades são organizadas em parceria entre a SME e instituições públicas de Ensino Superior (como a Ufpel, a Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Federal Sul-rio-grandense) e oferecidas na modalidade a distância, com algumas aulas presenciais.

As formações e capacitações são gratuitas. Entre os cursos já promovidos estão “Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola”, “Mídias na Educação”, “Ensino de Sociologia no Ensino Médio”, “Interfaces entre a Clínica e a Escola” e “Interdisciplinaridade na Educação Básica”.


O que é o UAB?

O Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.


Matrículas dos aprovados em Licenciatura em Filosofia/Polo UAB Esteio

1º passo
Ler o edital sobre as matrículas

2º passo

Preencher a ficha de cadastro, disponível em https://cobalto.ufpel.edu.br/academico/processoSeletivo/fichaOnline

3º passo
Nesta quarta-feia (19), entregar a ficha de cadastro preenchida, impressa e assinada, bem como os documentos solicitados no edital, na Secretaria Municipal de Educação (Rua Alegrete, 455), das 14h às 17h

Informações
http://wp.ufpel.edu.br/cra/2017/04/10/matricula-dos-aprovados-uab-edital-0072017/

Em caso de dúvidas:
- Sobre a avaliação das cotas sociais (L1 e L2): (53) 3222-4318 (Núcleo de Serviço Social da Ufpel)

- Sobre a avaliação das cotas raciais (L2 e L4): (53) 3284-4042 (Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis da Ufpel)

- Sobre os documentos da matrícula: (53) 3284-4067 (Coordenação de Registros Acadêmicos da Ufpel)