20170306 DjalmaCorreaPacheco NovoSistemaTrocaLampadas 02
Foto: Djalma Corrêa Pacheco
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) investiu mais de R$ 40 mil em manutenção e melhorias no sistema de iluminação pública em Esteio. Troca de lâmpadas, substituição de postes e instalação de novas luminárias fazem parte das ações que, entre outros benefícios, contribuem também para dar mais segurança à população.

 

Na Avenida Osvaldo Jesus Vieira, no Parque Primavera, por exemplo, foram colocados cinco novos postes. Com isso, a via, antes com iluminação precária, passou a oferecer mais luminosidade para a circulação pelo local. No Cemitério Municipal 2 de Novembro, foram instalados dois refletores, um no portão principal e outro próximo às vagas de estacionamento, ampliando a claridade.

 

Outra ação iniciada em março foi a instituição da ronda noturna para identificar problemas na iluminação pública. Três vezes por semana, a equipe percorre as ruas de Esteio para identificar lâmpadas queimadas ou com outros defeitos que a impeçam de ligar, como problemas no reator ou no relé fotoelétrico (dispositivo que liga automaticamente a lâmpada quando anoitece). A manutenção, quando necessária, é realizada na hora, agilizando o serviço.

 

Entre janeiro e março, cerca de 1,4 mil lâmpadas foram substituídas no Município. Quem identificar pontos escuros deve fazer um registro na Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi