Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em evento realizado nesta segunda-feira (10) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, Esteio aderiu ao programa Criança Feliz, do Governo Federal. Na primeira fase, Esteio e mais 71 municípios gaúchos aderiram ao programa. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz, lançado em outubro de 2016.

Gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias, crianças beneficiárias do Bolsa Família, crianças com deficiência de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus, e a criança de até seis anos afastada do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção formam o público-alvo do programa.

A secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS), Tatiana Tanara, participou do evento de lançamento. Ao assinar a parceria entre o Município com o programa federal, ela comentou que isto irá trazer diversos benefícios para os pequenos atendidos pela SMCDS. “Conseguiremos abrir nosso leque de atuação dentro da área social através do Criança Feliz, atendendo mais crianças aqui em Esteio”, afirmou Tatiana.

Criança Feliz
O programa integra ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, executadas de forma descentralizada e integrada, mediante a conjugação de esforços entre união, estados e municípios. As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados que fazem visitas domiciliares periódicas para estimular o desenvolvimento infantil, com ênfase nos primeiros mil dias de vida. Em cada município, o programa estará ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).