PoloUABEsteio

O Polo UAB Esteio divulgou a lista dos selecionados e suplentes para o curso de extensão Bibliotec III: a biblioteca no cenário educacional, cultural e social e os atores protagonistas da informação e do conhecimento, oferecido, na modalidade a distância, pela Ufrgs em parceria com UAB Esteio. 

As inscrições encerraram-se na quinta-feira (6) com total de 44 registros. Os selecionados receberam e-mail de boas-vindas e orientações para fazer a inscrição via Moodle. Este procedimento deve ser feito até quinta-feira (13), para que não se perca a vaga.
O curso ocorre também via Moodle, a partir desta segunda-feira (17), em quatro módulos temáticos de 10 horas cada, divididos em quatro semanas (Noções de biblioteca, tipologia, estrutura; Documentos e livros na biblioteca e (re)conhecimento do acervo; Legislação pertinente à biblioteca; e Acesso à informação e ao conhecimento: serviços oferecidos no âmbito educacional, cultural e social e uso das TIC. O material didático será disponibilizado no AVA Moodle e os participantes podem realizar as atividades em quaisquer horários dentro do período de duração do curso, até 14 de maio.

 

Polo UAB Esteio

A UAB iniciou suas atividades em Esteio no dia 7 de junho de 2014, com a inauguração oficial da sede e o início do primeiro curso de extensão. As atividades são organizadas em parceria entre a SME e instituições públicas de Ensino Superior (como a Ufpel, a Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Federal Sul-rio-grandense) e oferecidas na modalidade a distância, com algumas aulas presenciais.
As formações e capacitações são gratuitas. Entre os cursos já promovidos estão “Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola”, “Mídias na Educação”, “Ensino de Sociologia no Ensino Médio”, “Interfaces entre a Clínica e a Escola” e “Interdisciplinaridade na Educação Básica”. Em 2017, a unidade fez o vestibular para seu primeiro curso de graduação, em Licenciatura em Filosofia na modalidade à distância.

 

O que é o UAB?

O Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

 

Selecionados

Aidenara Schmitz Wenes
Amanda Denise da Rosa Foga
Andréia da Silva Londeiro
Barbara Beatriz Silveira Darski
Carla Rosana Freitas
Carolina Neves da Silva
Claudia Gisleny Costa
Clineu Eugênio Martines Filho
Dilceia do Amaral Silva
Elisandra Silveira do Santos
Gelsa Batista de Borba
Indiara Simas Cardoso da Silveira
Janice Moser Correa
Jonathan Zotti da Silva
Laura Helena Acioly Vieira
Leandra Aparecida da Silva
Leila Borges
Márcia Buffon Buhler
Maricleia da Silva de Oliveira
Marisa Fernanda Cabieira Rodrigues
Melissa Silva Viana
Neida Fátima da Rosa Pacheco
Patrícia Motta Flores
Raquel Kummer Maschmann
Rogério Luiz Kulka Correa
Rosemeri Alves Ribeiro
Sirlane dos Santos de Souza
Vera Lúcia Maciel Lima
Zelaine Beatriz Santos Siva
Zilmar Sampaio Pedreira


Suplentes

Adriane Curi da Silva
Ana Paula Silveira da Silva
Angelita Catarina Martins Porlina
Carla Patrícia Rodrigues Carvalho
Elaine Araújo Melllo dos Santos
Gislane da Silva Dorneles
José Antônio Suertegaray Gonçalves
José Luis Costa Fossa
Maria Rosane Kellermann Ross
Paulo Sérgio Sena Pereira
Rayanne Pele Guerra
Rosana Ruas Machado Gomes
Rosanara Charão Silva
Tainara Macedo Machado

 

Curso de extensão EAD - Bibliotec III

Quando: De segunda-feira (17) até 14 de maio
Local: A distância, via Moodle


Texto: Camila Moraes