20170405 GabrielValenca LancamentoPPEA abre
Fotos: Gabriel Valença
Foi lançado nesta quarta-feira (5), no Parque Galvany Guedes, o novo projeto que tem por objetivo inserir a comunidade nas ações que visam a conscientização para a melhoria dos aspectos ambientais e também das ações a serem tomadas visando o meio ambiente. Trata-se do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Marcos Dal'Bó, é importante trazer à tona assuntos como a preservação ambiental. “O quanto antes começarmos este processo de conscientização nas crianças, desde a mais tenra idade, mais conseguiremos atingir os objetivos de cuidado com o meio ambiente e vamos tornar o mundo um lugar melhor de se viver”, afirmou o secretário.

A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Reis, afirmou que é uma grande alegria lançar o programa. “A educação é o grande libertador, é através dela que vamos conseguir fazer diversas ações para melhorarmos o meio ambiente. Este programa, que é fruto de muita dedicação e carinho por parte da equipe de Educação Ambiental, é prova disso”, disse. A secretária destacou também a possibilidade de inserção de todos no programa. “Não só as crianças, mas os adultos também são agentes de transformação, basta criar a conscientização ambiental”, destacou.

Para o prefeito Leonardo Pascoal, a elaboração do programa, previsto no Programa de Governo, surpreendeu pelo tempo em que foi feita. “Esta ação conjunta, feita entre as pastas de Meio Ambiente e da Educação, que resultou no Programa Permanente de Educação Ambiental, é fruto de um trabalho muito dedicado dos servidores da Educação Ambiental”, falou. O prefeito ressaltou a presença dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu, que representavam toda a rede esteiense de ensino. Segundo o prefeito, são as crianças o principal público destas ações de conscientização que começarão a ser promovidas.

Foi lançada também a Gincana da Sustentabilidade, que tem como público-alvo as escolas da rede de ensino da cidade e visa trazer pautas de conscientização ambiental para as crianças e adolescentes participantes. Com um número total de 21 escolas participantes, a gincana vai até o mês de junho e trará diversos assuntos cuja pauta é a conscientização ambiental. Ao final do evento, o prefeito Pascoal e a secretária Sabrina realizaram o plantio de um ipê, árvore símbolo da cidade, junto aos alunos da Pedacinho do Céu.


Texto: Gabriel Valença

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1