Fotos: Gabriel Valença
Fotos: Gabriel Valença
Agentes da Guarda Municipal de Esteio participaram, nesta terça-feira (14), da terceira e última turma do curso preparatório para uso de armas não-letais, modelo Spark, mais conhecidas como “arma de choque”. A capacitação foi realizada na Casa dos Conselhos da Prefeitura Municipal e foi dividida em uma parte teórica e outra de prática. A capacitação desta terça foi voltada aos 10 Guardas Municipais que ainda não haviam participado do curso, ao final das aulas, os participantes receberam um certificado.

Os agentes puderam experimentar a arma em alvos colocados na parede, com instruções sobre mira, forma de segurar o equipamento e como colocar a carga elétrica e a bateria para ativá-lo completamente. A capacitação foi realizada pela SM Soluções, pelo instrutor Sílvio Gomes, com o apoio de Allan Marques. De acordo com Gomes, esta é uma forma de condicionar a Guarda Municipal para utilizar um dispositivo que imobiliza o agressor, mas que também preserva a vida.

A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Quatro equipamentos foram adquiridos para os agentes esteienses e entregues durante a solenidade de lançamento do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro.

Esteio hoje conta com 42 agentes da Guarda Municipal, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.

Texto: Gabriel Valença

gallery1 gallery1 gallery1