20170130 AdrianoRosadaRocha EntregaDocumentosAmbulanciaSamu 06
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Os seis anos da entrada em operação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) em Esteio serão comemorados, em 29 de março, com a realização de palestras voltadas a profissionais da saúde e público em geral. As atividades terão início às 8h, no auditório da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Rua Castro Alves, 948).

Entre os temas que serão abordados nas palestras, estão “Cuidados de enfermagem nas emergências obstétricas”, “Principais particularidades sobre trauma de tórax e trauma abdominal”, “Atendimento de parada cardiorrespiratória”, “Choque hipovolênico e reposição de fluídos em emergência” e “Direção defensiva e saúde”. Para o público em geral, as inscrições, sem custo, devem ser feitas pelo e-mail sb134@samurs.saph.com.br e, para funcionários do São Camilo, pelo ramal 8400 ou diretamente na base do Samu, localizada dentro do hospital.

 

Dia 28 tem atividade no Paço Municipal
Consicentizar a comunidade sobre o uso do Samu é o objetivo da ação que a equipe do serviço fará no Paço Municipal (em frente à Prefeitura - Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), no dia 28 de março. Das 13h30min às 17h, serão distribuídos materiais impressos para a comunidade com as informações. Além disso, em parceria com a Unipacs, quem passar pelo local terá a oportunidade, ainda, de fazer aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

 

Serviço ganhou nova ambulância em 2017
Uma grande notícia para o Samu esteiense em 2017 foi a chegada de uma nova ambulância para o serviço. A entrega foi feita em janeiro e Esteio foi o primeiro município do Estado a regularizar a documentação para colocar o veículo em uso. Assim como a anterior, esta ambulância também está equipada para prestar o suporte básico à população. Agora, a cidade tem uma viatura em funcionamento e uma de reserva, para uso em situações que a nova não estiver circulando.

 

Em seis anos em Esteio, Samu atende mais de 12 mil chamados
O dia 29 de março de 2011 marcou o início da operação, em Esteio, do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Completando seis anos em 2017, o Samu realizou com sua equipe, do primeiro dia de atividades até 28 de fevereiro de 2017, 12.448 atendimentos. São, em média, cerca de 5,75 chamados por dia.

Do total, 60% dos atendimentos têm causas clínicas, a maioria por situações neurológicas, respiratórias, cardiovasculares e psiquiátricas. Os outros 40% estão relacionados a causas traumáticas, principalmente por quedas e colisões. Entre os pacientes, 57% eram do sexo masculino e 43%, do feminino. A faixa etária com maior incidência de casos está acima dos 60 anos (35% dos casos).

 

Ao pedir ajuda, fique calmo
O Samu funciona 24 horas por dia e atende em residências, locais de trabalho e vias públicas. As ligações são gratuitas, feitas pelo número 192.

Quando uma pessoa liga para o Samu pedindo ajuda, a ligação cai numa Central, em Porto Alegre. Um médico regulador pega as primeiras informações e então as repassa para a Central em Esteio. Por esse motivo, é muito importante que a pessoa que está pedindo ajuda forneça todos os dados que o médico está solicitando, como estado da vítima, sintomas e localização, preferencialmente com um ponto de referência para facilitar que os socorristas encontrem o endereço da ocorrência.

Existem três tipos de situações de alerta que os médicos reguladores levam em conta para disponibilizar o atendimento: Vermelha (emergencial, atendimento prioritário), Laranja (necessita de observação e cuidados) e Amarela (necessita ser atendida com menor urgência).

 

Aniversário do Samu – 6 anos
Quando: 28 de março
Local: Paço Municipal Clodovino Soares (em frente à Prefeitura)
Horário: Das 13h30min às 17h
O que: Atividades de educação em saúde. Entrega de panfleto sobre uso do Samu, aferição de pressão arterial e glicemia capilar (parceria com Unipacs)

 

Quando: 29 de março
Local: Auditório da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Rua Castro Alves, 948)
Horário: a partir das 8h
Programação
8h – Credenciamento
8h30min – Cuidados de enfermagem nas emergências obstétricas (palestrante: Cristiane A. Kolbe)
10h30min – Principais particularidades sobre trauma de tórax e trauma abdominal (palestrante: André L. Baptista)
12h – Intervalo
13h30min – Atendimento de parada cardiorrespiratória (palestrante: Roberto Tyska Bueno)
15h30min – Choque hipovolênico e reposição de fluídos em emergência (palestrante: Laércio A. Kerber)
16h45min – Direção defensiva e saúde (palestrante: Emerson Paiva)

 

Inscrições
Público em geral: enviar e-mail sb134@samurs.saph.com.br

Funcionários do São Camilo: ramal 8400 ou diretamente na base do Samu, localizada dentro do hospital

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi