20170208 JeanPeixoto GuardaMaisPresente abre
Fotos: Jean Peixoto
Novos turnos de trabalho, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Estas são algumas das medidas implementadas pelo programa Guarda Mais Presente, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), lançado oficialmente na segunda-feira (6). Com a reestruturação da Guarda Municipal, agora as praças e pontos de maior movimento do Município contam com a ronda ostensiva das viaturas e agentes.

Paradas desde 2011, as duas motos pertencentes à Guarda Municipal voltaram a circular pelas ruas de Esteio. Na tarde desta quarta-feira (8), os guardas municipais Miró e Ortolan realizaram a ronda diária com as motos pelas praças da cidade. Um dos pontos vistoriados foi a Academia da Saúde do Novo Esteio, localizada na Rua Clarice Lispector, 163, ao lado da Escola Estadual Bairro do Parque. “Essas mudanças na Guarda Municipal foram muito positivas. A utilização das motos, por exemplo, era um pedido nosso que já vinha de algum tempo”, comentou Ortolan. “Com as motos nós conseguimos nos locomover com mais velocidade e percorrer locais que seriam de difícil acesso, como o interior do Cemitério Municipal 2 de Novembro”, salientou Miró.

Longe dali, na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 122, em frente ao prédio do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil de Esteio (CAPSi) Divertidamente, outra equipe realizava a sua ronda. Os guardas Pinedo e Burin são responsáveis pela cobertura dos bairros Centro, Tamandaré, Novo Esteio, Três Portos e São Sebastião. Durante as 12 horas da jornada de trabalho, eles percorrem esses pontos base, onde ficam durante cerca de 15 a 20 minutos. “Se houver uma ocorrência em alguma dessas localidades, nós somos acionados e nos deslocamos até lá”, comentou Pinedo.

A dupla faz parte do grupo de sete guardas habilitados para manusear as “armas de choque” não-letais, modelo Spark, que serão entregues para os agentes da Guarda Municipal. A capacitação dos guardas para a utilização do equipamento teve duração de 720 horas/aula, entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017. A arma é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a imobilização temporária do agressor.

A Praça do Expedicionário (Praça do Soldado), localizada no Centro de Esteio, agora conta com vigilância ostensiva. O local foi uma das locações beneficiadas pelo programa que atende, também, todas as praças da cidade. O guarda Vieira, responsável pela vigilância do local na tarde da quinta-feira, relatou que tem recebido um retorno bastante positivo das pessoas que frequentam o espaço.

Esteio hoje conta com 42 agentes da Guarda Municipal, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.

Texto: Jean Peixoto

gallery1 gallery1 gallery1